Quem sou eu

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ESCUTAR

Há uma arte no escutar. Escutar a fim de descobrir se o que se diz tem significação, e depois de escutar, julgar, aceitar ou rejeitar; mas antes de tudo escutar. A questão é que em geral não escutamos. Parece-me que, em geral não escutamos bem. Escutamos por detrás de várias cortinas de preconceitos, com uma opinião já formada. Não ouvimos livremente, calmamente e em silêncio. Ouvimos com a intenção de concordar ou discordar, ou ouvimos predispostos à argumentação; não ouvimos com o propósito de descobrir, entender a fundo. A mim me parece importantíssimo saber ouvir, saber ler, ver, observar. Não podemos ver com clareza o que outra pessoa diz, se a ouvimos já munidos de preconceito. Talvez eu tenha alguma coisa nova para transmitir, e é extremamente difícil aos que vem predispostos, favorável, ou desfavoravelmente, a compreender de fato. Porque estamos quase todos condicionados por influências sociais, econômicas, religiosas, de autoridades, de prestígios, etc. somos copistas, imitadores e por isso não ligamos importância ao que é novo, chamamos de absurdo ou inteligível e pomos de parte. Não estamos acostumados a estar atentos para compreender o espírito que vivifica ao invés da palavra que mata.

Nenhum comentário: