SÂR MÉRODACK
Portanto, na minha opinião, vejo o Ritual como uma ETAPA necessária na senda. Dion Fortune na festejada obra A Cabala Mística ao discorrer sobre a sefira Kether e a contraposição entre as formas e seu caráter inefável, tece as seguintes considerações:"A forma é a matriz na qual a consciência fluídica é mantida até adiquirir uma organização à prova de dispersão; até tornar-se um núcleo de individualidade diferenciada do mar amorfo do puro ser. Se a matriz for quebrada muito cedo, antes que a consciência fluídica se tenha formado como um sistema organizado de tensões esteriotipadas pela repetição, a consciência se retrairá para o amorfo, assim como a argila retornará a lama se libertada do amparo do molde antes de ser queimada. Se há um místico cujo misticismo produz incapacidade mundana ou qualquer tipo de disposição da consciência sabemos que o molde se quebrou muito cedo para ele, e ele deve retornar aa disciplina da forma até que sua lição tenha sido aprendida e sua consciência tenha alcançado uma organização coerente e coesa que nenhum Nirvana possa destruir."A liturgia, a ritualística ou seja lá como desejemos chamar é um elemento primordial a todo Buscador; os elementos que o compoe: fogo, incenso, musica, palavras, gestos, etc. tem por objetivo conectar o praticando com as esferas mais elevadas e pela harmonização destes com uma técnica apropriada na maioria das vezes cumpre sua finalidade. Saint-Martin certa vez questionou seu Mestre Pasqually se eram necessários todos aqueles elementos para comungar com Deus... e logo em seguida compreendeu a importância da liturgia aplicada.Quanto sozinhos podemos ter acesso ao Pai, pois Sua Casa possui inúmeras Portas, mas somente àqueles espírito mais evoluídos conseguem verdadeiramente abrir a maçaneta desta porta, enquanto que a maioria fica à sua frente sem saber o que fazer... o papel da Tradição é justamente dar o arcabouço necessário, propiciar as ferramentas para se ascender seguramente rumo a estrada do Pai.Raymond Bernard coloca que os Realizados possuem uma ritualística apropriada para comungar com o Par Superior e, crendo nisto, podemos perguntar: pq nós não precisaríamos? sou tão auto-suficiente a ponto de ser dispensável um sistema provado e aprovado? ou será que necessito ter uma humildade maior para entrar no Templo, que possui uma porta pequena demais?... reflitamos, pois!Frat. Stanislas
10/11/08
Marco Έρμής Reforçando o que tão bem proferiu o Irmão Stanislas, todo ritual é constituído por um conjunto de símbolos. Não só os objetos, figuras ou ornamentos, mas também os gestos e palavras pronunciadas, todos fazendo parte do Ritual.Podemos dizer que todos os elementos de um ritual tem o valor de símbolo por sua própria natureza e que os rituais são símbolos postos em ação - por exemplo, todo gesto ritual sendo um símbolo atuado.Enquanto o ritual assim como a ação são realizados no tempo, o símbolo é intemporal. Teríamos então um príncipio de correspondência - já que ritual e símbolo fazem parte da mesma realidade - unindo todos os níveis de existência.Ou, em outras palavras, através do ritual o estado humano entra em contato com estados de existência mais elevados.
Stanislas
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